PN de Saint-Hilaire/Lange
PR

estatísticas da área

Espécies registradas::
160
Espécies com foto:
145
Espécies com som:
37
Total de registros:
378
Total de fotos:
338
Total de sons:
40

primeiros registros fotográficos

suiriri
Emílio Takase
neinei
Emílio Takase
jacuguaçu
Emílio Takase
peitica
Emílio Takase
saracura-do-mato
Emílio Takase

primeiros registros sonoros

tiririzinho-do-mato
Marilize Guandalini
entufado
Marilize Guandalini
caburé-miudinho
Frederico Swarofsky
teque-teque
Maicon Molina (Guia)
aracuã-escamoso
Maicon Molina (Guia)
Áreas de Observação

Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange

Situa-se na porção sul da Serra do Mar paranaense, a apenas 100 km de Curitiba, abrangendo os municípios litorâneos de Matinhos, Morretes, Paranaguá e Guaratuba. Faz divisa com a baía de Guaratuba, com a planície litorânea e com o vale do rio Cubatãozinho, abrangendo regiões que variam de 10 metros sobre o nível do mar até as montanhas do maciço Serra da Prata, com altitudes superiores a 1.400 metros. Representa um dos últimos refúgios naturais da região, favorecendo a sobrevivência de espécies altamente especializadas, resultando em um alto grau de endemismo e abrigando diversas espécies da flora e da fauna ameaçadas de extinção. A vegetação é composta pela Floresta Ombrófila Densa (Mata Atlântica) que é responsável pela manutenção do microclima da região, regulando o regime hídrico dos cursos d’água e garantindo a qualidade dos mananciais que abastecem o litoral do Paraná. Deve-se destacar ainda os valores histórico-culturais da região que, aliados à biodiversidade e à belíssima paisagem montanhosa, resultam em alto potencial turístico. No PARNA Saint-Hilaire/Lange estão representadas diversas fisionomias vegetais típicas da Mata Atlântica: Submontana, Montana e Altomontana, além dos Refúgios Vegetacionais (Campos de Altitude) e da vegetação secundária encontrada principalmente em regiões de baixa altitude onde as alterações promovidas pelas atividades humanas foram mais frequentes…

História

Criado em 23 de maio de 2001 por meio da Lei nº 10.227, o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange foi a primeira Unidade de Conservação (UC) do país a ser criada por Lei. Seu nome é uma homenagem ao naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire, que percorreu parte do Brasil na década de 1820, e ao biólogo e ambientalista paranaense Roberto Ribas Lange, falecido em 1993. O Parque está localizado no litoral do Paraná a apenas 100 km da capital do Estado, Curitiba, e a 40 km da cidade portuária de Paranaguá. Inserido na área-núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e na Área de Proteção Ambiental Estadual de Guaratuba, protege um dos trechos mais bem conservados de Mata Atlântica no país. Constitui ainda, pela sua posição geográfica e importância ecológica, um elo fundamental na composição do Mosaico dos Ecossistemas Costeiros e Marinhos do Litoral Sul de São Paulo e do Litoral do Paraná (Portaria MMA n° 150/2006) - forma de gestão integrada que visa compatibilizar a gestão da biodiversidade, a valorização da sociodiversidade e o desenvolvimento sustentável em um contexto regionalizado.

Infra-estrutura

O Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange situa-se em região turística onde existem inúmeras opções de hospedagem e alimentação. A sede administrativa está instalada em Matinhos e a equipe pode ser contactada pelo e-mail parnashl.pr@icmbio.gov.br ou telefone (41) 3452-6340.

A Unidade de Conservação ainda não possui estruturas de apoio à visitação, tais como Centro de Visitantes e sistema de trilhas sinalizadas, que constarão do Programa de Uso Público do Plano de Manejo, que ainda está sendo elaborado. Também estão em andamento os trabalhos visando a regularização fundiária, por meio da qual são identificados os proprietários de áreas no interior da Unidade de Conservação e propostas as devidas indenizações. Portanto, a visitação é atualmente realizada em áreas ainda sob domínio particular, sendo restrita aos locais que já recebiam visitantes antes da criação do Parque e sujeitas às normas estabelecidas por cada proprietário.

Mais informações sobre as trilhas estão disponíveis na página: http://parnasainthilairelange.wordpress.com/o-que-fazer-no-parque/

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências